Calendário de Eventos

Home / EVENTOS


Mostra Gandarela Cultural 2015

 

ideia de levar Shakespeare a todos os públicos, em todos os cantos, sempre me fascinou. A universalidade, versatilidade e genialidade de sua obra permite adaptações, montagens, versões, interpretações e brincadeiras tão distintas entre si que, ao fazer a curadoria de uma mostra, seria impossível pensar em um só aspecto de sua vasta criação. Comedia Dell’Arte, releituras contemporâneas dos clássicos, clowns, peças para o púbico in- fantil, mímicas, música. Tem de tudo um pouco na seleção de espetáculos de autoria ou inspira- dos na obra de William Shakespeare na Mostra Cultural Gandarela 2015. Na abertura da pro- gramação, em Belo Horizonte, e em duas apresentações especiais no Rio de Janeiro, o célebre espetáculo Much ado about nothing, nossa atração internacional.

Mas não apenas obras e peças literalmente rela- cionadas ao autor inglês compõem a Mostra. São mais de 40 atividades em três cidades mineiras, entre espetáculos de teatro, circo, música, oficinas, exposições, sessões de cinema, intervenções artísticas, debates e palestras. A idéia é, justamente, transcender a promoção de espetáculos clássicos e contemporâneos para dar igual destaque a apresentações e ações que estimulem a diversidade criativa e a formação de novos públicos e atores culturais, em diferentes áreas.

Para variadas expressões artísticas, variados espaços. Queremos movimentar ruas, teatros, par- ques e praças oferecendo espetáculos de qualidade, com livre acesso do público. Neste contexto, a mostra oferece ações lúdicas ao ar livre – passeios, cortejos, oficinas e brincadeiras – que complementam as apresentações artísticas e fazem com que o público seja também protagonista da festa.

Outro destaque da programação é a Mostra Petrobras Cultural, com espetáculos dos grupos mineiros Luna Lunera, Armatrux, Pigmalião Escultura que Mexe e Quik Cia de Dança. Cabe contar que a Mostra Cultural Gandarela 2015 possui patrocínio da Petrobras e faz parte de uma ação muito maior, de construção de um complexo cultural na cidade de Rio Acima, que terá a primeira réplica, fora de Londres, do Shakespeare’s Globe Theatre.

Esperamos que goste e embarque conosco nesta viagem shakespeariana!

Mauro Maya

Idealizador e curador da Mostra Gandarela 2015 

Programa

 

Veja fotos destes e mais eventos da Arte Brasil aqui!

 

Próximos Eventos

Detalhamento das turnês

 

  1. O Norte do País – Junho e Julho/2016

Serão visitadas 15 (quinze) cidades do Norte do País, sendo 3 (três) cidades em cada um dos 5 (cinco) Estados a seguir: Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e Amapá. Ainda a serem eleitas, a turnê preserva a aessência arrojada e desbravadora do Cinearte. 

 

 

  1. O Período Olímpico – Agosto e Setembro/2016

 

Por sua vez, impossível de passar despercebido, o período olimpíco é especial para o Cinearte. Sendo assim, serão apresentadas 12 (doze) sessões de cinema na capital Rio de Janeiro, durante as Olimpíadas.